Quem deve estar numa reunião de Projeto de UX?
Acredito que você deve estar achando essa pergunta boba, principalmente porque, na maioria das vezes não é você quem determina quem vai estar presente. O seu cliente o faz. Mesmo entendendo que eu não mando, eu recomendo ao cliente a presença de todos os envolvidos num Projeto de UX estejam presentes do kick-off até a entrega final. Exagero? Minha experiência diz que não.
Há muitas razões para isso, e elas podem ser agrupadas em questões políticas e questões de comunicação entre times. As questões políticas são óbvias para mim, mas talvez não sejam tão claras para quem está iniciando na carreira. Sempre que somos chamados como Freelancers ou consultores, é algum departamento que o faz e não outro. Considerando que grande parte do trabalho de UX é sobre interfaces digitais, ou é TI ou é Marketing quem chama. E se é um e não o outro, é bom ficar alerta para possíveis disputas de poder, e evitar ser o objeto de disputa. Lembre-se, você está entrando em território alheio, sem noção de quem tem poder ou não, e seu trabalho será valorizado na medida em que conseguir conciliar oponentes.
Outra grande razão deriva deste mesmo fato, as disputas veladas de poder. Você deve convocar todos para as reuniões relativas ao projeto, desde o kick-off, pois assim você terá a oportunidade de mapear quem quer ou não quer que esse projeto aconteça. Acredite, tem sempre alguém que quer ver tudo dar errado! Tem também áreas que ficam ressentidas por nunca serem chamadas para a reunião desse tipo de projeto. Imagine a tristeza do povo de TI que só recebe o Zeplin e nunca foi chamado para reunião alguma, portanto nem sabia que iriam mudar o site, o app, ou seja lá o que for. Não é algo simpático de se fazer por muitas razões. TI tem que ser convocado para dizer o que é possível e o que não é possível fazer, para ajudar a direcionar escolhas de ferramentas que irão entregar as ideias que UX trará.
No caso específico da área de Marketing, é uma grande oportunidade de educar seu cliente sobre as implicações de cada escolha, pois muitos ainda acreditam que é apenas um face lift ou uma “atualização” da página. Você e eu sabemos que não é. É muito mais! Cada escolha que fazemos muda o ROI de UX seja por diminuir o Bounce Rate, seja por aumentar a Taxa de Conversão, ou fazer com que os usuários retornem sem nenhuma necessidade de campanha. O que isso significa? Significa que UX não é só sobre fazer ou refazer um site para ele ficar “bonitinho”. É e deve ser algo estratégico e que pode ser mensurado. Mas isso fica para um outro artigo sobre ROI e Cultura de UX nas empresas (Me aguardem!!). Continuemos com a reunião ou reuniões e quem você deve convocar.
Há razões técnicas para realizar reuniões multidisciplinares. Um Zeplin bem documentado não quer dizer que você fez seu trabalho e acabou. Significa que você deve gerar uma reunião com todo mundo, passar página por página com o cliente, mostrar as observações e perguntar se alguém tem dúvida. É o seu papel como consultor!! Seu trabalho não é entregar um arquivo ou uma URL com o material finalizado! Seu trabalho em muito de ritualizar entregas, diminuir ansiedade, desconfortos, desentendimentos entre áreas de uma empresa. Seu trabalho também é valorizar o que você faz, sua área profissional.
Entendo que muitos leitores deste blog são profissionais em transição de carreira ou no início dela, o que limita o acesso a níveis superiores na hierarquia das empresas. Se esse é o caso, jamais perca uma única oportunidade de participar. OK, você não decide nada, mas vale olhar o circo humano de disputas, de vaidades e de fragilidades. É um verdadeiro espetáculo e você vai aprender muito!
O trabalho de todos nós é sempre um mix de parte técnica com a parte humana, mais política. E uma não sobrevive sem a outra. #ficadica
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