Arrumando seu LinkedIn
Introdução
Creio que muitos profissionais só se lembram de olhar criticamente para o seu CV quando estão insatisfeitos no trabalho ou quando ficaram sem emprego.
Não faça isso! Mantenha seu CV atualizado. De tempos em tempos, coloque novos projetos, corrija pequenos erros ou inconsistências, faça versões em outras línguas, inclua novos Certificados.
Não deixe para que situações estressantes sejam ainda mais estressantes por exigirem que, num momento de autoestima meio abalada você tenha que falar bem de você, valorizar suas conquistas. Faça isso quando você estiver bem, tranquilo de dinheiro e olhando para você de forma positiva. A vibe é outra e tudo está ligado!
As dicas abaixo são as dicas principais e iniciais, mas garanto a você que vão dar muito trabalho! Bem capaz de tomar dias e mais dias, quem sabe semanas. Não desista e termine a tarefa!! Fale bem de você, dos seus feitos e peça testemunhais. Faz diferença sim!
Eu sei que você já deve estar olhando de outra forma para seu portfólio e já deve estar trabalhando nele. Ainda assim, lembre de colocar os projetos e descrevê-los de forma mais voltada para o negócio no LinkedIn. O que é voltar para o negócio? Show me the numbers! Mostre como seu trabalho impactou os resultados do projeto ou da empresa. Não tem os resultados? Foco na qualidade técnica das entregas!
Recomendo que, antes de começar seu trabalho faça dois exercícios:
- Retrospectiva dos seus maiores sucessos e fracassos.
- Olhe o CV de profissionais da sua área e de posições que você almeja, nas empresas que você deseja trabalhar.
Isso vai ajudar a organizar a cabeça e dar direcionamento ao trabalho.
Agora, mãos à obra! E coloque um deadline para esse job, que é o mais importante da sua vida. Cuide de você com carinho. Você merece!!!
Passos do trabalho:
- Perfil – preencha todos os campos e permita visibilidade de telefone e email, caso deseje ser encontrado por recrutadores.
- Fotos profissionais são mais bem indexadas e mais vistas que fotos amadoras!
- Para ser encontrado por recrutadores, você terá que trabalhar a sua reputação online e offline.
- Tagline: super importante para indexação na ferramenta! A sua tagline fala quem você é e no que você é bom, e deve usar palavras que sejam parecidas com o tipo de palavra que um futuro empregador/contratante irá usar para te achar. Pense um pouco, olhe profissionais que você admira e leia este artigo.
- Sobre Você ou About You – sempre é bom saber no que você é bom. Responda para você mesmo: quais são as minhas maiores qualidades como profissional da área xis? quais são as coisas mais legais que eu já consegui conquistar com o meu trabalho (para seu cliente, pois quem vai te contratar quer saber o que ganha ao te contratar)? ganhou prêmios ou foi indicado para prêmios? há quanto tempo você trabalha na área? fez mestrado, doutorado, mba? Hora de falar bem de você mesmo!! Hora de dizer o que você quer, mas sem pedir emprego. Afinal, qual seu objetivo ao colocar o about you?? Um novo emprego CLT, ser professor ou ser freela? Fale sobre isso de forma clara, mas indiretamente no texto.
- Sua carreira profissional:
- Ordem: coloque a empresa onde trabalha mais atual para a mais antiga
- Na Empresa/Emprego:
- Datas importam
- O que você faz deve ser escrito com verbos sempre ou no presente ou passado, de acordo com a sua evolução como profissional dentro da empresa.
- Na sua posição atual, quais são as suas responsabilidades? Quais foram suas principais conquistas (pense sempre que quem lê quer saber o quanto você pode ajudar a empresa dele a crescer).
- Apresente essas conquistas pelo olhar do cliente: ajudei a empresa a crescer 20% em um ano, ou a diminuir o bounce rate em 30%, a faturar 5% a mais, algo nesse sentido.
- Progresso dentro de uma mesma empresa : Se ocupou um cargo no passado, mas na mesma empresa, mostre a progressão separando de quando a quando ficou fazendo o que. Se trabalhou como coordenador por dois anos, diga isso, coloque data e mostre as principais conquistas.
- Há toda uma área para você falar de PROJETOS!! Coloque aqui projetos que você fez, liderou, entregou. Lembre de descrever detalhadamente o problema e a solução. Justifique a solução! Mostre como ficou (se for mais fácil, o link para o Behance ou outra ferramenta).
- Educação:
- cursos regulares devem estar aqui – graduação, pós-grad, cursos de extensão.
- Há uma área dedicada a Certificações: se a empresa disponibilizar o certificado de forma digital, inclua a URL. Faça uma pesquisa sobre quais são os certificados que quem está contratando quer e faça essa certificação!!
- Outros interesses
- Se for esportista, fale sobre sua atividade como esportista. Esse seu outro lado importa muito! Maratonistas são focados e têm alta motivação intrínseca, por exemplo. Para alguns cargos, isso é super importante.
- Você dança, canta, faz parte de coral? Fale mais sobre isso, suas motivações e conquistas (vale apresentação de final de ano!).
- Atua como voluntário em ONGs? Faz outras atividades sem fins lucrativos? Pode ser que seu empregador queira alguém que tenha esse tipo de postura – fazer o bem coletivo.
Lembre-se que o CV no LinkedIn & a versão em doc/pdf devem ser bem semelhantes. Fique de olho nas inconsistências! Faça uma versão em inglês tanto do LinkedIn como do documento em Word. Sempre é bom prevenir-se para as boas surpresas da vida!
Boa sorte &, se precisar de ajuda, mande um email!