Discovery de Produtos Digitais
Grounded Theory & Mapa de Oportunidades
- Curso gravado – 1hs45mins de conteúdo em vídeo
- Acesso aos materiais de apoio e exercícios de forma vitalícia
- Acesso ao professor através do Slack
- Certificado de Participação
Visão Geral
Uma das metodologias mais importantes para descobrir oportunidades de negócios é a Teoria Fundamentada ou Grounded Theory. Ela permite ir a campo, ouvir o que as pessoas de forma aberta e sem hipóteses prévias.
O segundo passo é, certamente, saber ouvir! Saber no que devemos prestar atenção e como essas falas criam padrões, agrupam pessoas por sua forma de pensar. Isso permite ir ao passo seguinte, a criação de um Mapa de Oportunidade que é uma ferramenta visual que permite mostrar o valor estratégico de pesquisa em design.
A forma de abordar as entrevistas ajuda a ficarmos atentos à perspectiva das pessoas e dos seus próprios objetivos. Com isso, não olhamos a pesquisa pela lente da empresa, mas das pessoas, não damos focos a features, mas ao que realmente tem valor para o futuro usuário e isso permite criar um produto valor com maior certeza de seu sucesso.
Esta segunda parte do curso é baseada no Livro Time to Listen ou Tempo de Ouvir, de Indi Young
Neste curso você aprenderá:
1: Tudo sobre Pesquisas Qualitativas e sua importância em UX
2: Como usar Etnografia na prática de UX
3: Como as escolas de Design usam a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) para criar valor
3: Quais são os desafios da área de Pesquisa
4: Sobre Inovação e Discovery Na Prática
- Como determinar o escopo do problema
- Como fazer o recrutamento para uma pesquisa do Tipo Grounded Theory
- O que é e como fazer uma entrevista usando a técnica de Escutar Atentamente
- Como fazer a Transcrição
- Como fazer a Análise sem viés e
- Como encontrar os Padrões
5: Personas/Arquétipos
6: Mapeamento de Experiências
7: Modelo Mental como Mapa de Oportunidade
Materiais do Curso:
Todos os módulos são acompanhados de: slides em pdf, artigos para leitura antes de começar o módulo, links com exemplos, e materiais de apoio, para ler na medida de sua vontade de saber mais: artigos acadêmicos, vídeos, entre outros materiais.
Os materiais do curso estão disponíveis para download, para permitir a impressão, estudo e revisão.
As leituras foram projetadas para das a você uma exposição inicial aos tópicos que serão tratados no módulo. Esses artigos e vídeos fornecerão exemplos e perspectivas do mundo real, com casos reais de grandes empresas. Foram escolhidos para fazer você pensar, refletir e trazer perguntas para o Slack.
Por isso, sugerimos que você realmente leia este material antes de começar o módulo. Anote os conceitos ou palavras que não estejam claros para você. Nas gravações das aulas dos módulos nós explicaremos esses conceitos com detalhes e você poderá usar seu conhecimento adquirido no dia a dia.
Acesso ao Slack:
Ao se inscrever você recebe um link para o Slack.
O Slack tem um canal exclusivo para os alunos deste curso e permite troca de conhecimento, envio de mais materiais extras, envio de exercícios.
Quem deve se inscrever:
Profissionais que hoje trabalham com UX Research, que não tenham background acadêmico em Pesquisa e que tenham desejem se aprofundar no conhecimento de Metodologias de Pesquisa Qualitativa, Quantitativa e Métodos Mistos.