IA e a sala de aula
Educadores de todo o mundo estão preocupados com o uso da IA na sala de aula. A grande preocupação é a autenticidade dos textos e o grau de esforço dos alunos no compromisso de aprender.
Minha experiência de docência diz que essas preocupações são algo antigo. Lembro bem da cola nas provas do ensino médio e na faculdade. O povo colava mesmo! Copiava do coleguinha ou do livro, dava um jeito de não estudar e conseguir “passar na prova.”
Como professora, a minha preocupação é outra! Observo nos alunos uma insegurança enorme, que gera ansiedade e a busca por soluções simples, mágicas e instruções fáceis de seguir: canvas, frameworks e afins. De uma certa forma, querem fórmulas para seguir, algo que garanta uma entrega aceitável e apropriada. É um misto de controle e facilidade.
Minha maior preocupação com a IA é outra. Há tempos valorizamos o uso de softwares e atalhos para fazer o trabalho mais rápido, buscando forma de automatizar tarefas repetitivas no processo de execução de UX, mantendo o controle de qualidade. Não demonizo esse desejo, muito pelo contrário! Acho péssimo fazer sempre a mesma coisa ou permitir que diferentes áreas da empresa interpretem e façam o que quiserem com a Marca. Sim, com a marca! Pois, em última instância, o Design System obriga a manter a presença da marca sob controle ao longo de toda a cadeia e isso é ótimo (e dá um trabalhão!!)!
Porém, percebo em muitos alunos a dificuldade em articular pensamentos e resolver problemas complexos. Junte-se a isso a incapacidade de aceitar que medo e ansiedade fazem parte do mix de sentimentos que todos precisamos ter diante da adversidade e/ou novidade, para aumentar o número de exercícios mentais de possibilidades de dar certo ou errado em cada jogada. A sensação que eu tenho ao conversar com meus alunos é que muitos não aceitam o medo e ansiedade como parte da experiência humana e eu tenho uma notícia: faz parte!
Eu não sei quem disse isso, mas “só os idiotas não têm medo.” Medo protege! Tristeza impulsiona busca pelo que nos faz feliz ou valoriza os momentos felizes. Ansiedade inteligente antecipa momentos a serem memorizados. Todas as descargas hormonais associadas aos sentimentos, bem como as alterações de batimento cardíaco e sudorese têm um tempo para existir e desaparecer. Não entendo controlar sentimentos. Juro! Ser humano é assustador e fascinante.
Talvez o grande problema seja estarem todos tão isolados que não fazem trocas com outras pessoas, com pessoas mais experientes, e acham (erradamente) que são os únicos seres do planeta a sentir o que sentem. Permanecer em ambientes fechados e controlados também não ajuda. Caminhar no mato ajuda a pensar e eu recomendo!
Resolver problemas complexos exige uma outra coisa que poucos aceitam: toma tempo e pode levar ao erro. Parece que ninguém tem tempo e que errar é inaceitável. Então, meu trabalho em sala de aula tem sido proporcionar um espaço para apresentar problemas complexos e dar um espaço seguro para falar de medo, insegurança e ansiedade. Apesar do meu jeito (coloque aqui o adjetivo que achar mais adequado), eu acolho e oriento. Essa é a parte mais importante do meu trabalho.
Espero vocês nos meus cursos. #uxchangeacademy