Métricas de Produto e UX com Analytics e Teste A/B
Analytics e Experiência do Usuário
- Curso gravado – 2hs45mins de conteúdo em vídeo
- Acesso aos materiais de apoio e exercícios de forma vitalícia
- Acesso ao professor através do canal do curso no Slack
- Certificado de Participação
Visão Geral
Interpretar tendências de dados em conversões, visualizações de página e outras ações do usuário para identificar oportunidades e orientar o design estratégico de UX.
Para profissionais de Experiência do Usuário, grande parte da tomada de decisão é tradicionalmente guiada por pesquisas qualitativas – se tivermos sorte! Por isso, as decisões quantitativas orientadas por dados são muito atraentes e ainda são capazes de obter a atenção de executivos de negócios e de quem tem poder.
Este Curso é dividido em 3 partes: 1) Você vai aprender a parte técnica do Google Analytics e 2) Você vai aprender a ler o Analytics com olhar de UX e daí gerar hipótese para 3) Trabalhar com Testes AB e analisar seu trabalho pelo lado financeiro.
Conteúdo
Parte 1 – Aspectos Técnicos de Analytics
- Framework de aplicação do Analytics
- Conceitos de Analytics, envolvendo principais métricas do GA, dimensões, cookies e padrões de mercado
- Ferramentas de manipulação de relatórios
- Terminologia de métricas e valor / interpretações de UX
- Como funciona a captura dos dados
- Criação de Conta de Google Analytics
- Principais Configurações de conta, criação de Views e filtros
- Construção de metas e funil de conversão
- Validação do tagueamento
- Análises pós taguemento
- Público e tráfego
- E-commerce (exemplo)
- Modelos de atribuição
Parte 2 – Analytics e UX + Testes AB + Análise Financeira
- Por que combinar Analytics e UX?
- Como o Analytics pode ajudar o profissional de UX?
- Analytics: conceito e modo de usar
- Planejamento de tagueamento
- Modelos de Negócio e Interfaces
- Descobrindo problemas de UX
- Otimização de UX
- Planejamento de Analytics – estratégia, macro e micro conversões
- Atividade prática de identificar os objetivos de um site
- Testes A/B
- Por que fazer
- Criando hipóteses
- Desenhando o experimento
- Como fazer a tomada de decisão
- Métricas organizacionais
- Automação de testes
- Análises Financeiras de Analytics e Testes AB
Materiais do Curso:
Todos os módulos são acompanhados de: slides em pdf, artigos para leitura antes de começar o módulo, links com exemplos, e materiais de apoio, para ler na medida de sua vontade de saber mais: artigos acadêmicos, vídeos, entre outros materiais.
Os materiais do curso estão disponíveis para download, para permitir a impressão, estudo e revisão.
As leituras foram projetadas para das a você uma exposição inicial aos tópicos que serão tratados no módulo. Esses artigos e vídeos fornecerão exemplos e perspectivas do mundo real, com casos reais de grandes empresas. Foram escolhidos para fazer você pensar, refletir e trazer perguntas para o Slack.
Por isso, sugerimos que você realmente leia este material antes de começar o módulo. Anote os conceitos ou palavras que não estejam claros para você. Nas gravações das aulas dos módulos nós explicaremos esses conceitos com detalhes e você poderá usar seu conhecimento adquirido no dia a dia.
Acesso ao Slack:
Ao se inscrever você recebe um link para o Slack.
O Slack tem um canal exclusivo para os alunos deste curso e permite troca de conhecimento, envio de mais materiais extras, envio de exercícios.
Quem deve se inscrever:
Profissionais que hoje trabalham com UX Research, que não tenham background acadêmico em Pesquisa e que tenham desejem se aprofundar no conhecimento de Metodologias de Pesquisa Qualitativa, Quantitativa e Métodos Mistos.