Portfólio Nota 10!
Pedi para que diversos profissionais de UX se candidatassem a uma vaga de freelancer. Dizia o pedido:
“Procuro UX/UI pra freela. 12 meses de pura diversão e aprendizado. Vai participar de uma reunião por semana com o time, vai ser supervisionado por mim, vai ter que entregar telas toda semana (em média 7 telas, em Figma ou Zeplin). Interessadxs, mandem msgm em pvt.”
O que eu esperava de reação:
- Mandar mensagens no pvt, conforme indicado no post, pedindo maiores informações;
- Mandar CV e portfolio, com exemplo de trabalho em alta resolução feito em Zeplin ou Figma;
- Ser rápido ao responder qualquer email ou contato do recrutador, pois mostra interesse no job;
- Não ficar mandando mensagem com uma frequência alta, pedindo feedback, pois pode assustar o recrutador!
- Caso o candidato não tivesse experiência, mandar o CV e portfolio assim mesmo, dizendo do interesse em alguma futura oportunidade. Acho ousado e cheio de garra fazer esse tipo de movimento. Mostra garra!
Olhei o LinkedIn de cada pessoa que me disse que tinha interesse, e descobri que o LinkedIn de designers é negligenciado e, em geral, não diz nada sobre o candidato. Um desastre! Não conseguia saber o que a pessoa tinha feito, as responsabilidades no cargo ou no projeto. Nada! Mas o problema não termina aí. Ao receber os portfolios, também não tinha como selecionar muitos dos candidatos, pois:
- O portfólio era um aglomerado de prints de Jobs, onde eu só podia ver o aspecto gráfico do trabalho;
- Não havia uma descrição dos objetivos do projeto, das metodologias utilizadas para identificar os desafios e oportunidades e nem exemplos do produto final;
- E o mais importante: tive que pedir exemplos de entregas em Figma ou Zeplin para boa parte dos entrevistados, sendo que eu havia dito que precisava desse expertise para o job em questão.
No entanto, chegou um portfólio que eu considerei NOTA 10! Abaixo as razões de eu ter gostado tanto:
Ponto 1:
O profissional se apresentou com um layout de Persona! Deu as informações principais do perfil: objetivo, formação, competências! Graficamente elegante e simples de localizar o que importa. |
Ponto 2:
Havia um m índice de trabalhos realizados!
Ponto 3:
Cada trabalho apresentou- o problema, como buscaram a solução, o que foi feito, em que ordem, os produtos do uso do método!!
Ponto 4:
Link para os protótipos em diferentes níveis de fidelidade & o link para os projetos em Zeplin/Figma, em alta.
Esse portfolio facilitou meu processo seletivo! Tinha clareza, objetividade, mostrava o domínio da técnica e de todos os métodos de UX/UI. Só posso dar os parabéns a esse candidato e dizer que há um lugar muito especial para vc em qualquer processo seletivo.
Aos demais, recomendo repensar e refazer o CV no LinkedIn, refazer o portfólio e a ler atentamente o que o recrutador pede.
Boa sorte na sua próxima busca de job ou vaga!
2 Comentários
Oi, Amyris!
Tudo bem?
Sempre tive muitas dúvidas em relação a construção de um bom portfólio de UX/UI, principalmente em relação aos processos e informações relevantes que o recrutador precisa saber para avaliar.
Muito obrigada pelo post, me ajudou bastante.
Abraços, Marjory
Olá Amyris!
Tudo bem com você?
Obrigado pelo conteúdo de qualidade.
Abraços,