Qual o número mínimo de participantes em Pesquisas Qualitativas no Discovery?
Sobre uma pergunta muito comum em pesquisa qualitativa na etapa de Discovery, quando realizada para clientes corporativos, onde tempo de execução e o dinheiro investido são dois elementos de restrição: Qual o número mínimo de participantes? A resposta é: Segundo Creswell & Poth (2018), não há uma resposta específica.
No entanto, o número de participantes depende da abordagem qualitativa da pesquisa. De acordo com Creswell, W. & Creswell, D. (2018):
– Narrativa de Caso pode incluir de 1-2,
– Fenomenologia inclui 3-10,
– Teoria Fundamentada inclui 20-30,
– Etnografia inclui um único grupo de compartilhamento de cultura,
– e o estudo de caso inclui de um a seis casos.
Vale lembrar que aqui eu me refiro única e exclusivamente ao momento de pesquisa onde queremos descobrir oportunidades de negócios. Não estou falando de validação de ideias!!
Validar ideias ocorre quando temos protótipos e/ou conceito em algum nível de fidelidade sendo apresentados para usuários com as características de quem irá consumir o produto!! Validar ideias que são desejos de criar uma empresa ou de colocar uma tecnologia no ar fazendo um questionário e enviando em grupos e/ou via email é um “crime metodológico”. Por quê? Porque é muito comum enviesar o questionário, porque validar uma ideia dessa forma não é saber qual é a oportunidade que gera vantagem competitiva e, por fim, mostra que quem fomenta esse tipo de prática não entende nada de pesquisa. Simples assim.
Referências Bibliográficas:
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. ”“ 3 ed. ”“ Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010.
EISENMANN, Tom. Why startups fail. Penguin Random House, 2021.