Testes Relacionados às Competências para o Trabalho
Estamos discutindo aqui 11 competências para o Trabalho no Século XXI. Creio que uma das perguntas é: como posso saber em que nível estou? Como saber se, depois de um treinamento, eu melhorei meu desempenho nessa competência específica? Para tirar essas dúvidas, seguem aqui alguns testes e dicas que poderão ajudá-lo como gestor de RH ou como indivíduo.
Resiliência
Ao longo dos anos pesquisadores criaram diversos instrumentos confiáveis para conhecer seu nível de resiliência, determinação e coragem, para medir de forma qualitativa, quantitativa, performance, entre outras medidas. Há ainda um grande campo de estudo sobre resiliência relacionada a empreendedorismo. Abaixo os links:
1. Escala de Resiliência de Connor-Davidson é uma auto avaliação de resiliência e coragem. @ http://www.connordavidson-resiliencescale.com/index.php
2. Breve Escala de Resiliência é uma auto-avaliação de 6 (seis) perguntas que mede a capacidade de recuperação diante de desafios. @ https://www.psytoolkit.org/survey-library/resilience-brs.html
3. A Escala de Resiliência foi desenhada para capturar os aspectos psicológicos que protegem e dão forma à resiliência do indivíduo diante de stress e adversidades. @ http://www.resiliencecenter.com/resilience-scale/
4. A Escala de Determinação é uma auto avaliação desenhada para medir o nível de determinação do indivíduo. @ https://angeladuckworth.com/grit-scale/
Competência Intercultural
1. O Levantamento de Desenvolvimento Intercultural verifica a habilidade de mudar de perspectiva cultural e adaptar o comportamento para diferenças e coisas em comum de diversas culturas. @ https://idiinventory.com/
2. A Escala de Efetividade Intercultural avalia as competências para realizar uma interação intercultural efetiva em 3 (três) dimensões: aprendizado contínuo, engajamento interpessoal e determinação. @ https://www.kozaigroup.com/intercultural-effectiveness-scale-ies/
3. The Global Competencies Inventory mede a capacidade de executivos e profissionais com responsabilidades internacionais através de engajamento intercultural: percepção, gerenciamento de relacionamentos e autogerenciamento. Observa tolerância à ambiguidade, flexibilidade social, sensibilidade emocional e identidade. @ https://www.kozaigroup.com/global-competencies-inventory-gci/
4. Outras ferramentas de levantamento de Competências Interculturais @ http://intercultural.org/training-and-assessment-tools.html
http://www.crlt.umich.edu/interculturalcompetence
Habilidades Sociais
1. Inventário de Habilidades Sociais observa as competências verbais e não verbais de comunicação, mede expressividade social e emocional, sensibilidade e controle. @ https://www.mindgarden.com/144-social-skills-inventory
2. A Escala de Inteligência Social de Tromsø é uma ferramenta que avalia três domínios centrais: 1) processamento de informações sociais, que é a capacidade de compreender e prever os comportamentos e sentimentos de outras pessoas; 2) habilidades sociais, incluindo a capacidade de entrar em novas situações sociais e adaptação social; e 3) consciência social. O instrumento centra-se na avaliação de oito sub escalas da inteligência social: paciência, cooperação, confiança, sensibilidade, reconhecimento do ambiente social, sensibilidade ao tato, senso de humor e memória. @ https://www.psytoolkit.org/survey-library/social-intelligence-tsis.html
3. Perfil Social e de Inteligência Emocional é um instrumento destinado a identificar as forças sociais e as oportunidades de desenvolvimento de um indivíduo. O instrumento mede quatro modos de competências pessoais e sociais: autoconsciência, autogestão, outras consciências e gerenciamento de relacionamento. @ http://the-isei.com/home.aspx
Colaboração Virtual
Embora existam medidas de habilidades relacionadas à colaboração virtual, tais como: trabalho em equipe, comunicação entre membros do grupo e tomada de decisão, não há testes padrão para avaliar a colaboração virtual como um conjunto fechado de recursos. Nós da Mirante, acreditamos que as avaliações das colaborações devem ser contínuas, uma vez que a dinâmica entre colegas, contratados ou estudantes pode mudar. Além disso, os pesquisadores da área de educação observaram a importância de avaliar as colaborações de acordo com a distribuição da carga de trabalho e o equilíbrio entre os pontos fortes dos contribuintes. Lembramos que o gerenciamento de projetos é uma habilidade chave, pois o sucesso de um time pode ser medido pela forma como as tarefas são distribuídas e como as metas são definidas. É importante notar que cada organização precisa definir sua própria referência para o sucesso, seja uma sólida colaboração em equipe, eficiência ou sucesso financeiro, e determine o quão bem eles estão alcançando os objetivos estabelecidos.
Pensamento Adaptativo
A habilidade de Pensamento Adaptativo pertence ao universo de interações de grupos, e corresponde a processos dinâmicos, por isso permite ver como uma equipe desenvolve e aperfeiçoa uma ideia, fornecendo informações mais precisas do que as visões feitas em retrospectiva. Portanto, é importante avaliar o grupo como um todo enquanto opera em tempo real. Igualmente importante é a inclusão de feedback de nível individual, uma vez que as percepções individuais podem variar significativamente.
Gestão de Carga Cognitiva
A carga cognitiva mede: a carga mental, o esforço mental e o desempenho final. Em geral, as avaliações da carga cognitiva se enquadram em três categorias: 1) medidas subjetivas, como auto avaliações, pesquisas e questionários que pedem aos indivíduos para avaliar o quão bem eles executam uma determinada tarefa; 2) medidas fisiológicas, como a variabilidade da frequência cardíaca e a resposta galvânica da pele; e 3) medidas baseadas no desempenho que examinam como as respostas de um participante se deterioram ao usar recursos cognitivos finitos para completar duas ou mais tarefas. Na Mirante, sempre que trabalhamos com equipes, para fazer com que tenham alto desempenho, verificamos a carga e como é gerenciada.
Fazer Sentido
A competência de Fazer Sentido capta como e quão bem as pessoas entendem um mundo complexo e rico em informações, e como as pessoas agem efetivamente dentro desse contexto. Fazer Sentido que abrange: recuperação de informações, consciência situacional, lógica, adaptação à incerteza e capacidade de atribuir significado à experiência. Devido à natureza multifacetada das habilidades envolvidas, não há avaliações holísticas dessa competência. Porém, é possível observar sua evolução em indivíduos inseridos em projetos complexos.
Letramento Digital
Com base em um vasto conjunto de trabalho avaliando a alfabetização e as habilidades de alfabetização midiática, vários grupos de pesquisa nos últimos anos tentaram desenvolver testes para avaliar novas habilidades de mídia, principalmente em contextos educacionais. Dada a velocidade e imprevisibilidade do desenvolvimento tecnológico das mídias digitais, alguns pesquisadores enfatizam a importância da adaptabilidade sobre a fluência em um determinado formato ou aplicação. A UNESCO enfatiza a necessidade de atender ao contexto em termos de geografia, política e acesso ao avaliar competências de nível individual. A Media Smarts, uma organização especializada em mídia digital, afirma que a alfabetização digital envolve cinco conceitos chave: a mídia é uma construção; o público negocia significado; os meios de comunicação têm implicações comerciais; os meios de comunicação têm implicações sociais e políticas; e cada meio possui um formato estético único. Outro grupo de experts no assunto afirmam que a nova alfabetização mediática inclui as seguintes habilidades: a capacidade de analisar mensagens em uma variedade de formas e avaliar a qualidade e a credibilidade do conteúdo; a capacidade de criar conteúdo, fazendo uso de uma variedade de ferramentas; aplicar princípios éticos nas próprias comunicações; e compartilhamento de conhecimento. Veja as seguintes avaliações:
1. O “Media and Information Literacy Framework” foi desenvolvido pela UNESCO. É uma avaliação em dois estágios: Nível de Letramento Digital das Nações e Nível de Proficiência Individual. A nível individual, a avaliação concentra-se em três áreas centrais: acesso ou reconhecimento da demanda e busca e recuperação de informações digitais; avaliação da qualidade do conteúdo da mídia; e criação, ou a capacidade de utilizar e monitorar a mídia.
2. A ICT (Information Communications Technology) Literacy Assessment desenvolvida pelos Serviços de Teste Educativo (ETS), destina-se a auxiliar estudantes e candidatos a emprego na avaliação de sua nova aptidão midiática. @ https://www.ets.org/Media/Tests/ETS_Literacy/ICTL_FRAMEWORK.pdf
3. A Certificação de Pensamento iCritical (iCritical Thinking Certification), criada pelo Educational Testing Services (ETS), é uma credencial destinada a demonstrar a competência de um indivíduo no uso de informações digitais, dispositivos, tecnologias de comunicação e sistemas. A avaliação é projetada para validar a aptidão em tecnologias específicas enquanto executa tarefas em áreas de habilidades, como acesso, avaliação, integração e criação. @ http://www.certiport.com/portal/common/documentlibrary/iCritical_Thinking-datasheet.pdf
4. A Certificação de Alfabetização Digital IC3 (IC3 Digital Literacy Certification) foi desenvolvida pela subsidiária da Pearson, Certiport, é uma credencial destinada a estudantes e candidatos a emprego que mede as competências básicas de computação, aplicativos-chave e viver on-line. A geração mais recente do programa inclui avaliações de obtenção de aplicativos e compreensão de suas forças e limitações relativas. @ https://certiport.pearsonvue.com/
Pensamento de Design
Existem vários tipos de programas de Design Thinking disponíveis (veja os cursos da Mirante). O programa da Mirante.me tem quatro principais objetivos de aprendizagem: resolução de problemas com pensamento de design; desenvolver habilidades de brainstorming; criar um estilo cognitivo individual; e comunicar ideias através de protótipos somados a Business Plans.
Transdisciplinaridade
Como não existe uma fórmula para uma abordagem transdisciplinar ou uma delimitação clara do que este conjunto de habilidades implica, não há avaliações formais para medir essas competências em indivíduos ou organizações. No entanto, os instrumentos que avaliam a colaboração, a eficácia da equipe, a construção de consenso, a comunicação e a resolução criativa de problemas podem ser utilizados no serviço de avaliações transdisciplinares.