Como fazer o recrutamento de Pesquisas Qualitativas
Como fazer o recrutamento de pesquisas
Muitos profissionais me perguntam como fazer o recrutamento de pesquisas qualitativas. Há dúvidas sobre onde encontrar pessoas dispostas a participar, outras vezes a questão é sobre como “não esgotar a base com tantas pesquisas, o que já me gera um alerta.
Qual é o problema? Bem, se sua dúvida é como não cansar as pessoas com pesquisa, isso significa que você está constantemente mandando um questionário (pequeno, médio ou grande) para a base de clientes e via email. Em outras palavras, você está vendo apenas o ponto de vista de quem já se tornou cliente, mas não está entendendo por quais razões alguém nunca quis ser seu cliente ou o que fez com que clientes abandonassem sua base de clientes.
O segundo ponto de alerta é o simples fato de você mandar uma lista de perguntas para uma base de clientes com a ideia de que esta é uma pesquisa qualitativa. Pesquisas qualitativas são, por excelência, metodologias que pedem que você converse com pessoas, observe comportamentos em contexto e entenda suas motivações, critérios de escolha, entre outros tipos de observação.
Se você manda um questionário com perguntas abertas para uma base de clientes, fica complicado em termos operacionais compilar as respostas e tirar conclusões sem viés, porque você não tem profundidade e densidade nas respostas escritas. Falta a oportunidade de explorar as razões pelas quais uma resposta foi dada de uma determinada forma. O que você concluir dessa resposta aberta é algo que se chama: alucinar. Você conclui o que quer, com base no seu repertório, porque a pessoa não está lá.
Para piorar, esse “questionário qualitativo” não pode ser usado em termos quantitativos, porque não é essa sua missão. A César o que é de César. Quer saber mais? Leia o artigo abaixo até o final.
O Objetivo do Projeto de Pesquisa, a escolha da metodologia e o Recrutamento
A escolha do método de pesquisa está subordinada aos objetivos do Projeto de Pesquisa. Isso significa que cada método apresenta vantagens e desvantagens ao abordar um problema de pesquisa em diferentes momentos do produto ou ideia. Abaixo uma lista de Métodos:
Para entender o contexto de mercado, concorrentes e demais questões estratégicas é sempre bom começar com o Desk Research. Um bom desk é capaz de mapear o quanto é difícil ou fácil se destacar no mercado onde existe intenção de ter um produto ou onde esse produto já está.
Para descobrir oportunidades de negócio é sempre aconselhável fazer ou ter um olhar de Pesquisa Etnográfica somada a Teoria Fundamentada. Na prática isso significa que eu posso escolher um dos métodos ou somar a minha experiência usando as duas metodologias.
Uma pesquisa etnográfica observa contexto de uso, pessoas usando, objetos e artefatos tecnológicos e cultura onde esse uso está inserido. Isso quer dizer que não se faz etnografia via call, fazendo perguntas uma atrás da outra. Isso não é etnografia!! Você tem que entender a cultura onde essa pessoa e consumo estão inseridos, terá que observar objetos em seus lugares para entender qual importância é dada a ele, deve conversar com a pessoa e entender seus critérios de consumo.
Na Teoria Fundamentada você irá conversar com essa pessoa para entender seu propósito, como se relaciona com esse propósito. Isso significa que tenho que escutar o que a outra pessoa diz e entender sua construção mental do mundo, também chamada de Modelo Mental. A partir dessas conversas surgem os arquétipos/personas e as oportunidades.
Para produtos que já existem, podemos fazer Teste de Usabilidade ou Pesquisa em Profundidade. Muitas vezes, para otimizar o tempo e a presença de um entrevistado, fazemos a Pesquisa em Profundidade antes do Teste de Usabilidade.
Como Recrutar
Para etnografia, sabendo qual o objetivo do projeto, precisamos determinar as características das pessoas com quem queremos conversar. É uma pessoa que consome esse produto? De que forma faz isso? Isso tem a ver com o que quero saber sobre esse tipo de produto e consumo? Nesse caso posso pedir para amigos indicarem pessoas que usam o produto ou contar com a ajuda de um recrutador profissional.
Se o produto já existir e eu quiser saber como é consumido, posso usar a base de clientes como fonte para recrutamento.
Devo sempre usar um questionário filtro, selecionando, e agendando as entrevistas. Quer ter acesso a exemplos? Clique aqui.
Na Teoria Fundamentada, sempre usada para descobrir oportunidades de negócios e produtos, o questionário filtro pede para a pessoa escrever o que pensa sobre o tema da pesquisa. O que eu quero saber é se a pessoa tem opiniões sobre esse tema. Uma vez que a pessoa consentir participar da pesquisa, é recomendável que a pessoa que irá conversar ligue para quem consentiu, tendo como finalidade verificar se a pessoa é colaborativa e falante ou se vai dar problema.
No caso de Testes de Usabilidade, o fundamental é saber se você quer saber vai falar apenas com os usuários de seu produto ou se vai querer entender usuários que deixaram sua base de clientes, ou ainda entender as razões da pessoa não usar seu produto, se vai comparar o uso de produtos concorrentes ou se quer entender problemas com protótipos.
Cada um desses objetivos vai gerar uma pergunta no seu questionário de recrutamento e vai indicar qual o tipo de usuário que você vai buscar, onde isso vai acontecer, bem como ajudar a criar a pergunta que filtrará quem vai para qual grupo de usuários.
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