Vamos falar de Colaboração Virtual?
Este artigo tem por objetivo discutir uma das competências necessárias para sobreviver e está relacionada ao Futuro do Trabalho e quais são as Habilidades Necessárias para os Novos Tempos.
Cenário
Novos modelos de negócio chegaram e desafiaram empresas estabelecidas há séculos. A principal característica dessas novas empresas desafiantes é serem startups, empresas pequenas em número de empregados, que tem como base novas tecnologias e esses novos modelos de negócios. Em geral, falam com um grupo específico de clientes, atendem necessidades únicas e, por isso, criam grupos de afinidade. Um bom exemplo é a “turma do Uber” versus a “turma do Cabify” ou qualquer outro serviço semelhante. Os clientes decidem por um dos provedores desse serviço e tornam-se fiéis na mesma medida que seguem seus ídolos nas redes sociais.
Já as grandes empresas sofrem para manter a lucratividade e dispensam sistematicamente seus funcionários. Outras adaptam-se aos novos tempos permitindo que seus funcionários trabalhem boa parte do tempo de forma remota: seja em outras cidades, seja em diferentes fusos horários.
Para completar o quadro, numa economia de serviços, muitos cargos ou atividades são temporárias, porque os projetos tem começo, meio e fim. Isso leva a buscar por profissionais disponíveis, bem preparados e a um bom preço em qualquer lugar do mundo. Isso muda como se contrata, quem as empresas precisam contratar e como gerenciar pessoas e projetos.
Nesse ambiente desafiador, a capacidade de Colaborar Virtualmente é fundamental. Vejamos abaixo alguns aspectos importantes desse habilidade.
Tecnologias & Interações
Toda colaboração virtual pode ocorrer de forma síncrona ou assíncrona. Uma reunião usando um software de vídeo conferência possibilita reuniões síncronas, e uma plataforma de colaboração em projetos permite a colaboração virtual assíncrona. Nestes dois casos, colaboração é mediada por um software e nem todos os softwares são igualmente fáceis de usar ou confiáveis, e nem todas as pessoas sentem-se confortáveis para usá-los!
Estas tecnologias trazem algumas vantagens para as empresas:
1) A redução de custos com espaços nem sempre bem aproveitados, ora ociosos, ora lotados,
2) A retenção de talentos que, por razões pessoais precisam afastar-se fisicamente do escritório, seja de forma permanente ou temporária,
3) A capacidade de atrair talentos vindos de outra localidades para formar times.
Para os membros da empresa, pode trazer vantagens para aqueles cujas habilidades sociais são um desafio (os tímidos, por exemplo) e preferem interações virtuais a presenciais.
Isso leva ao uso de diferentes tecnologias para diferentes propósitos também! Vídeo ou áudio conferência são requeridos para situações que exigem tomada de decisão ou para que todo o grupo saiba de uma informação crucial ao mesmo tempo! Já as ferramentas de gestão de projetos servem para que todos os membros do time possam compartilhar documentos e para documentar o progresso do projeto, mantendo todos cientes da evolução do mesmo. De certa forma, essas tecnologias favorecem aqueles que demonstram mais familiaridade com elas, os que tem capacidade de aprender novas tecnologias e delas tiram o máximo, portanto, Letramento Digital é fundamental para sobreviver nos novos tempos.
Qualidade das Respostas
Em qualquer um dos casos, mas especialmente na interação assíncrona, precisamos refletir sobre a natureza, forma e importância das respostas. Numa interação face a face, as respostas são dadas com uma certa rapidez, própria do espírito da reunião. Quanto mais agitados estiverem os ânimos, mais sem pensar é a resposta. Por outro lado, pessoas maduras e conscientes do fato que suas palavras vão ficar registradas no canvas digital, que entendem que podem ser mal interpretadas, por isso vão precisar de mais tempo para pensar na melhor forma de responder.
As respostas são escritas, portanto, a habilidade de comunicar algo claramente e o uso correto da língua (nativa ou estrangeira) são fundamentais. Nesse contexto, escrever de forma pensada implica no comprometimento com o que se escreve, o que é algo muito importante e é diferente do que ocorre em conversas face a face, online ou não. Conversas, decisões e ideias faladas podem ser esquecidas, caso não sejam registradas em texto! Por isso, os textos servem como uma forma de documentar projetos, ideias e interações entre indivíduos, o que permite medir sua qualidade e intensidade, gerando uma nova métrica para RH.
E, como muitos times são formados por pessoas vindas de diferentes culturas, a habilidade com mais de uma língua é realmente muito importante, mas a Habilidade Intercultural é ainda mais. A cada dia, mais e mais empresas usam times interdisciplinares e multiculturais, para obter inovação, melhores resultados e trazer talentos escassos num país para o time, sem ter que gastar com passagens. É importante notar que muitas pessoas imaginam que basta saber falar uma língua para poder expressar-se nela. Infelizmente isso não é verdade.É preciso conhecer a cultura, os valores e a forma de pensar desse outro grupo, para poder expressar ideias. A Habilidade Intercultural será assunto do próximo artigo!
Interação Social e Cultura
Uma vez que toda colaboração é virtual, é natural que haja menos interação social, importante para criar laços entre os participantes, o sentido de pertencimento a um grupo e manter ou criar uma cultura. A questão do pertencimento pode ser trabalhada de muitas formas.
Por isso, gerenciar times em ambientes virtuais exige que o RH seja capaz de criar processos e escolher ferramentas que ajudem a demonstrar e compartilhar essa cultura e valores. A ausência de espaços físicos não necessariamente é um impeditivo, mas a presença física deve ser considerada para balancear os longos períodos de isolamento.
Liderança
Estudos realizados em participantes de times virtuais que diferentes estilos de liderança têm influência na produtividade e índice de confiança dos times. Outros estudos acadêmicos mostraram como surgem líderes em ambientes virtuais, e provaram que a habilidade com redes sociais tem influência no resultado final. É importante notar que, em ambientes virtuais, os líderes mais eficientes e eficazes são aqueles que assumem o papel de mediadores e não de direcionadores, característica típica de líderes em instituições hierárquicas, voltadas a produção.
Referências Bibliográficas:
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