Carreira: transição, crescimento e novas funções
Carreira: transição, crescimento e novas funções
Ofereço mentorias e muitas pessoas aceitam fazer a jornada comigo. Alguns vem conversar porque estão fazendo transição ou pensando em fazer a transição, outros porque estão querendo dar um rumo à carreira. A todos eu pergunto: quem é você (diga em uma frase) e o que você quer da vida (onde trabalho e carreira se encontram)?
Com uma frequência cada vez maior, essas pessoas entram em pânico. Dizem que tiveram muita dificuldade de responder às perguntas, e outros travam. Travam! Sim, com ponto de exclamação no final, porque eu converso e descubro que as pessoas pararam de sonhar e não fazem reflexões sobre quem são, o que sentem, o que querem. Isso é muito triste!
Fui procurar em antropólogos, sociólogos e filósofos a resposta para esse fenômeno de empobrecimento da vida interna das pessoas. É possível explicar isso de muitas formas: abandono emocional na infância, individualismo somado à crença que você é empresário de si mesmo, muito stress, muitas horas de trabalho, constante sensação de não ser valorizado e a ideia de escassez, ou seja, não há energia, comida e oportunidades abundantes, o que existe é pouco e você terá que lutar, sofrer, etc.
Foi então que fui procurar a resposta por mim mesma. Viajei muito, conversei com muitas pessoas diferentes, mas foi observando a Natureza que encontrei uma resposta que me satisfaz: antes de pensar no resultado de um projeto, no quão belo e alto ele será, verifique se sua semente está em solo fértil, lance raízes profundas antes de crescer em direção ao Sol. Sem o solo fértil, sem você saber quem é e o que quer, não tem como lançar raízes, encontrar livros e pessoas. Só com a resposta para essas duas coisas é possível lançar-se no mundo e sobreviver.
Notem que a semente joga raízes antes de aparecer na superfície do solo. Notem que as raízes vão aumentando a profundidade e conexão e que se houvesse outra planta ao lado, as raízes se tocariam. O broto é frágil quando surge, por isso precisa de proteção de plantas mais altas e antigas.
#ficadica #uxchangeacademy #mentoria